Modelos Matémáticos
São três os principais modelos matemáticos atualmente em uso para cálculo de propagação:
IONCAP - Ionospheric Communications Analysis and Prediction Program
ICEPAC - Ionospheric Communications Enhanced Profile Analysis and Circuit Prediction Program
VOACAP - The Voice of America Coverage Analysis Program
A seguir uma breve descrição sobre cada modelo e os softwares que os utilizam:
IONCAP
O IONCAP calcula os seguintes parâmetros: intensidade de campo, confiabilidade do modo, MUF e LUF.
Permite que sejam especificados, ganho da antena, ângulo de irradiação, potência de saida, hora universal, coordenadas, número de manchas solares, fluxo e os índices A & K.
Este modelo foi projetado pelo ITS Institute for Telecommunication Sciences e é distribuido livremente pelo US Department of Commerce no site http://elbert.its.bldrdoc.gov/pc_hf/hfwin32.html
ICECAP
Devido a baixa performance do IONCAP relativamente às regiões polares, e por utilizar perfis de estrutura de densidade de eletrons já superados, foi desenvolvido um novo modelo levando em consideração a condutividade da ionosfera e a densidade de eletrons (Ionospheric Conductivity and Electron Density – ICED).
Este modelo foi projetado pelo ITS Institute for Telecommunication Sciences e é distribuido livremente pelo US Department of Commerce no site http://elbert.its.bldrdoc.gov/pc_hf/hfwin32.html
Não existe software comercial escrito para este algorítmo, o governo americano não abriu o código fonte, embora o software seja freeware. Apesar de ser mais difícil de usar do que os aplicativos comerciais escritos sob o IONCAP ou VOACAP vale a pena dar uma olhada.
A interface padrão é feia e desajeita mas produz boas informações como este mapa de MUF.
Recomendado apenas para usuários avançados e que desejem ir além das previsões usuais. É imprescindível ler os dois extensos manuais que o acompanham, isto é o manual do usuário e o manual técnico. Se você se enquadra nesta categoria é este o software que você deve ter como padrão na sua estação.
É o mais preciso e completo dentre todos, vale qualquer esforço para aprender a usá-lo.
Apenas para dar uma pequena idéia do seu potencial, imagine que Andaman, VU4, seja seu último país do DXCC. Você poderá rodar um modelo aonde, além de definir a melhor frequência e horário para sua localização, é possível ver, dentro desta abertura, qual o horário em que os seus competidores mais fortes, europeus por exemplo, estejam com sinais inferiores aos seus, definindo assim uma janela de otimização do contato.
VOACAP
Em 1985 a rádio Voz da América adotou o algoritmo Ionospheric Communications Analysis and Prediction Program [Teters et al.,1983] como modelo aprovado para ser usado em estações de radio difusão e para especificação de antenas.
Como o modelo foi modificado para estes propósitos o nome foi alterado para Voice of America Coverage Analysis Program (VOACAP) para diferenciar do modelo IONCAP elaborado pelo National Telecommunications and Information Administration (NTIA).
O desenvolvimento do VOACAP foi acompanhado pela rádio Voz da América - VOA, pelo Laboratório de Pesquisas da Marinha Americana, Naval Research Laboratory, e pelo Instituto de Ciências para Telecomunicações do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (NTIA).
Existe uma versão grátis no site do U.S. Department of Commerce NTIA/ITS mas é um tanto quanto feia e difícil de usar e exige-se algum conhecimento para entender os relatórios, que são precisos e muito bem elaborados, embora tenham aparência muito simples.
Dean Straw, N6BV, Senior Assistant Technical Editor da ARRL, fez uma excelente apresentação para o Yankee Clipper Contest Club explicando passo a passo os resultados de uma previsão de propagação. A leitura deste documento esclarecerá todas as suas dúvidas. Por outro lado, o site do OH6BG lhe ensinará a configurar rapidamente o VOACAP bem como lhe dará bons ensinamentos básicos sobre esta excelente ferramenta.
Existe uma versão comercial chamada WinCAP 5 desenvolvida pela Tabor Software que produz gráficos finamente elaborados e relatórios de excelente qualidade. Não é tão técnico quanto o ICEPAC mas atende perfeitamente as necessidades das estações de radioamadores, sendo muito mais fácil de usar, mais rápido e, no que diz respeito aos nossos propósitos, igualmente preciso e confiável.
Embora a utilização do software seja difícil no início, vale a pena o trabalho. É sem dúvida alguma a melhor opção para usuários que querem apenas resultados rápidos e confiáveis. Altamente recomendado para DXers e contesteiros.
Geoalert
Em verdade trata-se de uma ferramenta de busca e atualização dos últimos índices solares com integração com o WinCAP 5. Ideal para quem usa conexão com a internet, pois o aplicativo recebe os índices e faz a integração automática com o software de propagação, além de permitir a geração de mapas de MUF muito úteis. Gratuito para quem compra o WinCAP 5 mas pode ser vendido separadamente no mesmo endereço.
Miniprop
Além dos mecanismos expostos acima existe um algorítmo denominado Miniprop, desenvolvido há muitos anos pela Marinha dos Estados Unidos, que funciona relativamente bem apesar de ser um modelo já ultrapassado. Há um aplicativo gratuito escrito por W6EL conhecido por W6ELProp. Fácil de usar, mas produz resultados estranhos que exigem cuidadosa interpretação. Apenas para principiantes.
Snapmax
Programa freeware escrito para DOS que roda muito bem no Windows XP e anteriores. O programa é uma interface voltada para os radioamadores elaborada por WA3ZKZ a partir do algorítmo de cálculo de propagação desenvolvido pela rádio BBC cujo nome e serieade por si só recomendam sua utilização.
Embora a apresentação da interface seja um tanto quanto pobre no seu aspecto visual trata-se de excelente programa que oferece previsões confiáveis e fáceis de serem entendidas.
Este novo modelo leva em conta as diferenças entre as regiões da ionosfera e contém algoritmos para circuitos através de regiões de sub-aurora, aurora e da capota polar.
Altamente recomendável para DXers sérios e competentes. Se voce quiser utiliza-lo solicite-o em www.py2yp.ws/filesender.htm
Back Home PY2YP Web Site